Lucros na banca em terreno negativo com queda de 28%
RESULTADOS. BPC e BCI quebram tendência de crescimento e contribuem para prejuízos na banca. Especialistas apontam que actual cenário económico arrastou o sector para terreno negativo.
Os lucros do conjunto de 12 bancos, que até esta terça-feira, 08, publicaram os balancetes, quedaram 28% no primeiro semestre do corrente ano, ao fixarem-se em 118.091 mil milhões de kwanzas, contra os 165.057 mil milhões do mesmo período de 2022, indicam cálculos do Valor Económico.
O cálculo exclui oito bancos, nomeadamente Sol, Económico, BIC, BFA, Bai, Millennium Atlântico, Standard Chartered, e o BNI, que, até ao fecho da edição, não tinham os balancetes do segundo trimestre publicados nos seus websites.
Do total dos bancos listados, o lucro de nove bancos recuaram (ver gráfico). Entre os grandes, destaca-se, pela positiva, o público Banco de Poupança e Crédito (BPC), que quebrou a tendência negativa, do mesmo período do ano anterior. Do resultado negativo de 68,514 mil milhões passou para para lucro de 18,974 mil milhões. O presidente do conselho de admistração do banco acredita que esta tendência vai continuar.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
REFINARIAS ENCALHADAS