Mais de 2 mil escolas públicas fecharam em 2022-2023
ENSINO. Não foram justificadas as razões que levaram o Governo, através do Ministério da Educação, a encerrar mais de duas mil escolas públicas. Ainda assim, número de salas de aulas aumentou, mas muito abaixo do número de alunos.

O número de salas de aula, no ensino geral em Angola, continua muito abaixo da procura, com o aumento da população que atinge a idade escolar todo os anos. Ainda assim, a tendência no ano lectivo passado foi de redução do número de escolas em funcionamento, contrastando com aquilo que o Governo afirma, de forma reiterada, ser uma das suas lutas, no caso a abertura de mais salas de aulas.
O Governo foi, pelo contrário, o principal responsável pela redução de escolas em funcionamento, embora algumas tenham encerrado para reabilitação. Dados constantes no Anuário Estatístico da Educação 2022/2023, divulgado pelo instituto Nacional de Estatística (INE), mostram que encerram, nesse ano, um total de 2.294 escolas públicas, contribuindo assim para o decréscimo do universo de escolas abertas em todo país de 14.682 para 12.967. Ou seja, o número de escolas em pleno funcionamento teve uma quebra de 11,68% se comparado ao ano lectivo anterior.
No documento de 186 páginas não são explicadas as razões da redução e, consequente, do encerramento das escolas públicas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Governo recua e desiste de proibir importação de produtos de origem animal