Manuela Moreira regressa ao mercado financeiro
INVESTIMENTO. Lucrum Trust SCVM iniciou operações esta semana e tem um capital social de 30 milhões de kwanzas.
A ex-bancária, Maria Manuela Moreira, regressa ao mercado financeiro como accionista e administradora executiva da Lucrum Trust, correctora de mercado de valores mobiliários, após ter deixado o cargo de administradora executiva do BFA.
A instituição iniciou operações esta semana e, segundo a administradora, surgiu da intenção de aproveitar a oportunidade do mercado, criada com a obrigatoriedade de os bancos deixarem de exercer, até ao final do ano, a actividade de intermediar operações de valores mobiliários.
“Entendemos isso como uma grande oportunidade de mercado, aproveitando as competências que temos na área financeira e grande experiência de banca que temos. Entendemos que fazia sentido fazer um esforço de voltarmos para o mercado não numa perspectiva de banca, mas sim numa perspectiva de uma sociedade corretora de valores mobiliários”, explicou, garantindo que a Lucrum Trust está devidamente preparada para os desafios futuros. “Sentimos que estamos muito bem preparados para enfrentar o mercado, para todos os desafios que vierem porque, de facto, é desafiante e altamente regulamentado, motivo pelo qual a Lucrum Trust assume um compromisso com as melhores práticas de governação corporativa. Durante um ano, preparamo-nos para este inicio, investimos em tecnologia de ponta, reforçamos as competências da equipa de gestão, fomos atrás de conseguir as melhores parcerias, com uma decisão firme de vencer e de sermos diferentes.”
Maria Manuela garantiu que a sociedade vai empenhar-se no sentido de conquistar o maior número possível das contas custódia que se encontram sob controlo dos bancos, mas o principal foco é a abertura de novas contas e captação de investidores. Realçou que os investidores agora “têm a oportunidade” de transferir as suas actuas contas para a Lucrum Trust, “onde encontrarão uma equipa especializada que irá proporcionar as melhores experiências no mercado de capitais”.
A Lucrum Trust é uma das oito correctoras aprovadas pela Comissão de Mercado de Capitais. A instituição tem como presidente do conselho de administração Agostinho Sebastião Cardoso, enquanto Maria Manuela Moreira ocupa o cargo de administradora executiva e Amadeu de Jesus Castelhano Maurício, o cargo de administrador não executivo.
Apesar do problema vivenciado no BFA, a gestora continua “apta” para operar no sector financeiro, visto que mantém a idoneidade. “O Banco Nacional de Angola não me retirou a idoneidade, posso voltar para a banca tanto que estou hoje no mercado financeiro, sou accionista da Lucrum Trust. Se tivesse criado alguma mancha no meu curriculum, enquanto bancária, certamente a CMC também teria recusado a minha presença como accionista da Lucrum Trust e até como administradora executiva”, defendeu-se.
Em 2020, Maria Manuela Moreira foi forçada a renunciar ao cargo de administradora executiva no BFA por supostamente estar envolvida em operações bancárias suspeitas, situação que garante “estar devidamente esclarecida pelo BNA” e que as acusações “não correspondem à verdade”.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’