Médicos ameaçam retomar a greve esta quarta-feira
Os médicos dos hospitais públicos ponderam retomar a greve nesta quarta-feira, 08.03, caso, na reunião agendada para o mesmo dia com a comissão composta pela ministra do Estado para a Acção Social, Carolina Cerqueira, e representantes das pastas da Saúde, Trabalho e das Finanças, não se apresentarem as razões para a ausência de respostas ao caderno reivindicativo, passados 90 dias.
O secretário provincial de Luanda do Sindicato dos Médicos, Miguel Sebastião, avisa mesmo que muitos médicos estão prontos para entrar novamente em greve e que só não o fizeram, até ao momento, por acção do sindicato. “Os médicos vão decidir se vão paralisar, dar uma prerrogativa ao Executivo ou levantar a greve. A última hipótese é pouco provável, os colegas estão a pressionar, queriam começar com a greve amanhã [quarta-feira], estamos a acalmar a situação, dizendo que primeiro temos de conversar e ouvir o que o Executivo nos vai transmitir”, revela o sindicalista, sem, entretanto, omitir o seu cepticismo. “Se, em 90 dias, não foram satisfeitas as principais reivindicações, não sei se em um dia vai mudar. Esperemos que nos transmitam algo que nos convença. Não queremos greve a toda a hora, não é a solução dos problemas, mas infelizmente acaba sendo quando aquilo que se espera não é satisfeito”, lamenta.
Os médicos suspenderam a greve em Dezembro último, depois de mais de uma semana de paralisação. Entre as reivindicações constam o aumento do salário base, a melhoria das condições de trabalho, de medicamentos, de meios de protecção e de alimentação para os profissionais.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública