apresentação pública do Plano Anual de Endividamento (PAE) 2025

Ministra pede “tranquilidade” e diz que gestão da dívida pública é encarada com “seriedade”

A ministra das Finanças, Vera Daves, pediu aos cidadãos e agentes económicos para estarem “tranquilos” quanto à "seriedade" com que o seu ministério encara a gestão da dívida pública.  
 

Ministra pede “tranquilidade” e diz que gestão da dívida pública é encarada com “seriedade”

De acordo com a ministra, durante a apresentação pública do Plano Anual de Endividamento (PAE) 2025, o departamento que dirige está “ciente dos desafios”, mas têm “plena convicção” de que estão no “caminho certo”. 
“Seria bom recordar que, no âmbito da transparência, e por iniciativa do Ministério das Finanças, temos contado com o prestimoso apoio da IGAE no processo de certificação da dívida, garantindo que nenhum pagamento seja feito indevidamente ou à margem da legalidade”, reiterou. 
 
A dívida do Estado em 2025 encontra-se à volta de 14 mil milhões de dólares. Já a projecção do stock da dívida estava nos 58,61 mil milhões de dólares, representando cerca de 63% do Produto Interno Bruto (PIB).  
A ministra revelou que nos últimos três anos o país enfrentou um serviço de dívida “gigantesco”, em média o equivalente a 16 mil milhões de dólares. “Colocamos a dívida com a China, o nosso maior credor, numa trajectória equilibrada. No mercado internacional, com uma abordagem proactiva, antecipamos parte do vencimento da  Eurobonds vincendas em 2025, de tal modo que dos 1,5 milhões de dólares inicialmente emitidos, temos um remanescente de 864 milhões de dólares para reembolsar em Novembro”. 
A China continua a ser o maior credor de Angola. A dívida está cifrada actualmente nos 14 mil milhões de dólares.