Em 2020

Ministro da Economia garante que PRODESI bateu quase todas as metas

O Ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, garantiu que o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) bateu quase todas as metas este ano.

Ministro da Economia garante que PRODESI bateu quase todas as metas

No balanço anual do Prodesi, o ministro admitiu que, apesar de ter sido um ano “muito difícil” por causa da pandemia da Covid-19, o programa “bandeira” do ministério “superou quase todas as metas que era suposto alcançar este ano”. Deu como exemplos o registo de mais de cinco mil produtores nacionais no Portal do Produtor quando a meta era de quatro mil, o financiamento de mais de 300 cooperativas quando era previsto financiar 200, entre outros.

Apesar deste optimismo, o ministro reconheceu “ainda” não estar “contente” com os resultados e acredita que se pode fazer mais por causa do “potencial de Angola”.

Sérgio Santos destacou a “mudança de atitude” este ano. Referiu sentir esta “mudança” em todas as esferas da sociedade, desde o ambiente de negócios até à banca. Realçou, por exemplo, que o ano passado foram financiados 40 projectos no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC) e este ano foram 600.

 

X