Fixada em 23 mil kwanzas

Ministro promete "para breve” aumentos das pensões dos antigos combatentes

O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria prometeu, para breve, o aumento da pensão mensal dos antigos combatentes.

Ministro promete "para breve” aumentos das pensões dos antigos combatentes

João Ernesto dos Santos ‘Liberdade’ revelou que o aumento aguarda “somente” por uma aprovação do Presidente da República, João Lourenço. “Quero tranquilizar-vos sobre a efectivação, a qualquer momento, desta medida, tão logo a proposta for aprovada pelo titular do poder executivo”, disse o ministro durante um encontro com os antigos combatentes, veteranos da pátria, viúvas, órfãos e ascendentes do Bié. 
 
De acordo com o ministro, citado pela Angop, o aumento da pensão é consequência do processo de recadastramento dos pensionistas da base de dados do ministério, concluído em 2023. O processo permitiu apurar mais de 68 mil, entre antigos combatentes e veteranos da pátria, viúvas, órfãos e ascendentes. Na anterior base de dados a lista tinha mais de 160 mil.   
O aumento da pensão mensal, actualmente fixada em 23 mil kwanzas, é uma iniciativa do Ministério dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, em parceria com o Ministério das Finanças. A intenção foi anunciada no ano passado, durante a discussão da proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE).