MIREMPET não quer exportação de produtos brutos sem transformação
RECURSOS MINERAIS. Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, denuncia a exportação ilegal de quartzo e avisa que, enquanto for titular da pasta, não vai deixar sair do país gesso bruto. Quer ver fomentada uma cadeia de valor com os empresários nacionais à frente das iniciativas.
O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) não quer ver nenhum recurso sob a sua alçada a ser exportado sem transformação prévia no país, de modo a fomentar a cadeia de valor e proporcionar mais riqueza, emprego e, consequentemente, desenvolvimento económico para o país.
O ministro Diamantino Pedro Azevedo deixou patente esta estratégia do seu pelouro no nono Conselho Consultivo, realizado na semana finda no Bié, sob o lema ‘Fomentar a Cadeia de Valor dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás para a Diversificação Económica e o Desenvolvimento Sustentável.’ O governante explica que foram desenhadas políticas e legislação no sentido de se reformular o sector petrolífero e o mineiro para a atracção de investidores que não só se concentram na produção e exportação dos recursos angolanos, mas que os transformem.
“O grande problema dos países africanos, nosso também, é sermos essencialmente produtores de matéria-prima e exportarmos em produto. Não fazemos adição de valor aos nossos produtos. Em muitos casos, acabamos depois por importar os produtos finais da matéria-prima que exportamos, um caso concreto é o petróleo”, repara.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública