MIREMPET quer investidores na lapidação
Angola pretende atrair potenciais investidores para o segmento de corte e lapidação de diamantes, um objectivo a alcançar por altura do ‘Fórum de investimento para o Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo- Dubai 2022’, que acontece a 22 de Fevereiro.
O evento é organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet) nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Na sua página no Facebook, o pelouro de Diamantino de Azevedo informa que o evento presencial será promovido pela Sodiam-EP, com apoio da New Jemeller International Media Group.
Pretende-se, com isso, a curto e médio prazos, aumentar a lapidação de diamantes brutos produzidos no país, do total de nove milhões de quilates por ano.
São esperados até 100 participantes presencialmente, por convite, sobretudo investidores em avaliação, corte e lapidação de diamantes, especialistas do mercado de diamantes lapidados, retalhistas de diamantes lapidados, joalheiros interessados na construção de fábricas de jóias, fornecedores de peças e equipamentos de suporte para as máquinas das fábricas de lapidação e prestadores de serviços de manutenção, interessados em investir em Saurimo, na Lunda-Sul.
O Pólo de Desenvolvimento de Saurimo foi inaugurado pelo Presidente João Lourenço, em Agosto de 2021, havendo nele três fábricas de lapidação de diamantes, um centro de formação em avaliação e lapidação de diamantes. Está também em curso a construção de mais três fábricas de lapidação.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública