Mirex corta nas viagens e na alimentação para conter recursos
O Ministério das Relações Exteriores (Mirex) está a aplicar medidas de “contenção” por causa da situação económica do país e decidiu restringir as viagens ao exterior.
De acordo com uma circular da Direcção da Administração e Gestão do Orçamento, a que o Valor Económico teve acesso, as viagens dos quadros passam a ser reduzidas às de carácter “inadiável”. As ofertas de ‘coffee breaks’ e almoços nos eventos do ministério também sofrerão cortes.
No documento, o Mirex explica que devido à situação económica do país, caracterizada pela “escassez de recursos”, este departamento à semelhança de outras instituições do Estado ficará sem a quota financeira entre os meses de Julho a Setembro.
Recentemente, os funcionários da função pública registaram um atraso no pagamento dos salários de Julho. Esta semana, a ministra das Finanças, Vera Daves, alertou que os salários da função pública podem continuar a registar atrasos devido à pressão exercida pelo serviço da dívida. A governante garante estarem a ser tomadas todas medidas para se minimizar esta situação. “Existe este risco, porque está relacionado com a pressão dos serviços da dívida e com os ‘timings’ de entrada da receita. Mas tudo estamos a fazer para que o risco seja sempre minimizado e mitigado, porque temos consciência dos constrangimentos que isso causa às famílias angolanas”.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública