Moradores das centralidades entre os maiores devedores da EPAL. Divida atingiu os 140,4 milhões de dólares.
A dívida acumulada dos clientes da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) está estimada em 120 mil milhões de kwanzas (140,4 milhões de dólares). Os moradores das centralidades estão entre os maiores devedores.
Cerca 85% do global da dívida está concentrado nos clientes particulares, fundamentalmente dos bairros periurbanos e das centralidades.
O com o director de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais da empresa, Vladimir Bernardo, explicou à Angop que apenas 44% dos moradores das centralidades, que recebe água 24 horas por dia, paga o consumo.
Nas centralidades, a empresa contabiliza 410 mil clientes, dos quais 400 mil particulares e 10 mil empresariais.
A EPAL tem promovido campanhas de sensibilização e ido ao encontro dos clientes para negociar as dividas, na tentativa de reduzir a dívida dos clientes
A empresa pública tem 21 agências de cobranças, das quais uma virtual, onde os clientes podem consultar a sua conta corrente e efectuar pagamentos, aliado aos multicaixa express, caixas automáticas e dos serviços dos bancos.
Entre as medidas para contrapor e conter o aumento da dívida, o porta-voz revelou que a EPAL, a título experimental, montou alguns contadores pré-pagow nas centralidades do Kilamba, Km 44, Sequele e que oito mil que “estão a dar resultados positivos”.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações