NÃO, SENHOR MINISTRO, NEM TODOS CONSEGUEM!

A última edição do Café Cipra, que abordou o tema ‘Juventude, Orgulho Nacional e Produtividade’, ficou marcada por declarações que espelham, e bem, o quão desorientados andam ou são os nossos governantes. Além da ministra da Educação, Luisa Grilo, cuja declaração despropositada já provocou inúmeras reacções, foram facilitadores os ministros da Juventude e Desportos, Rui Falcão, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues, e ainda o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Calunga.

NÃO, SENHOR MINISTRO, NEM TODOS CONSEGUEM!

O titular da pasta da Juventude e Desportos manifestou-se preocupado com a proliferação de ginásios nas principais cidades do país, colocando o acento tónico da referida inquietação na qualidade dos treinadores que suportam estes ginásios. 

Uma preocupação que não causaria qualquer espanto e, pelo contrário merecia aplausos, se de seguida não se referisse a estes profissionais com algum desprezo por acreditar que grande parte deles nunca foi ao Brasil realizar um curso de 800 dólares, como se todos os treinadores tivessem condições e oportunidade de o fazer e só não o fazem porque não querem. 

Não, senhor ministro, não é isso! Grande parte destes profissionais não tem estas condições. São antigos praticantes de diversas modalidades desportivas que, com o fim da carreira, muitas vezes prematuro, decidiram explorar outras possibilidades aproveitando os anos de treinamento para caírem em outras tentações.    

Sim, senhor ministro! Muitos destes profissionais não têm, de facto, preparação, mas, na condição de ministro da Juventude e Desportos, o que se esperava ouvir de si era outro discurso. Mais ou menos nos seguintes termos: “Muitos destes profissionais não têm a formação adequada, por isso vamos fazer um programa para enviar um número considerado destes profissionais ao Brasil no sentido de fazerem formação não apenas de treinamento como de formadores para que possamos ter condições de formar no país”. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.