NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE

A problemática à volta da polémica tomada de posse de Manuel Pereira da Silva ‘Manico’ como presidente da Comissão Nacional Eleitoral, todo o processo eleitoral e, sobretudo a intenção da Unita de realizar manifestações em todo país, levam-nos a questionar se não é hora de discutirmos seriamente um sistema político que melhor se adeque ao país. 

NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE

O actual, se se quiser ter um país funcional, democraticamente falando, não é o melhor.  Não é melhor devido à facilidade de manipulação dos interesses do Estado, sobretudo por parte de quem detém o poder. Isto levando em conta que o MPLA, enquanto partido do poder, nada mais quer senão manter-se no poder, o que seria absolutamente normal, se para alcançar esse objectivo não considerasse tudo, absolutamente tudo, válido. 

Para a manutenção do poder, inclusive, o MPLA considera válido interromper processos promissores de diversificação económica, mesmo sabendo, e repetindo inúmeras vezes, que a diversificação económica é a chave para o desenvolvimento do país.  

Por sua vez, a Unita, principal força da oposição, a cada ano, dá sinais de perder de vista o interesse do povo como principal razão das suas reivindicações. Abel Chivukuvuku, outro político a quem o povo, a determinada altura, depositou muita confiança vai somando provas de que o que mais persegue são os interesses pessoais. Todos estes interesses colectivos e individuais, portanto, são sustentados pelo sofrimento do povo. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.