O magnata que tirou o Leicester da II divisão para o topo do campeonato inglês
CARREIRA. Com 60 anos, Vichai Srivaddhanaprabha era o quinto homem mais rico da Tailândia, de acordo com a classificação da Forbes, com uma fortuna estimada em cerca de cinco mil milhões de dólares, por meio do seu império de ‘duty free’ King Power.
O seu nome girou o mundo, em particular o do futebol internacional, em 2016, quando conseguiu a proeza de levar o clube de futebol britânico, o Leicester, a conseguir, pela primeira vez, arrebatar o título de campeão da ‘Premier League’.
O magnata tailandês adquiriu o clube em 2010, a equipe havia acabado de sair da terceira divisão de futebol da Inglaterra. Aumentou os investimentos e, seis anos depois, a equipa foi campeã da Premier League, em 2015/16.
“Entrei na indústria do futebol através do Leicester City em razão do meu amor pelo desporto. E o clube e os seus fãs retribuíram o que investi inúmeras vezes com sua paixão e lealdade”, disse por altura dos festejos do campeonato.
Conhecido pela generosidade, conquistou os fãs do Leicester ao distribuir cervejas, doces e presentes aos torcedores no estádio em dias de jogo.
Com 60 anos, Vichai Srivaddhanaprabha era o quinto homem mais rico da Tailândia, de acordo com a classificação da Forbes, com uma fortuna estimada em cerca de cinco mil milhões de dólares, por meio de seu império de ‘duty free’ King Power.
O italiano Claudio Ranieri, que foi o treinador com a equipa, disse estar “terrivelmente abalado” pela morte do proprietário do clube da liga inglesa de futebol. Ranieri lembra o milionário tailandês como “um homem bom, que teve sempre uma palavra positiva para todos” e que apenas entrava no balneário para elogiar e “nunca para culpar alguém”. Segundo ainda Ranieri, Vichai “era um homem tocado pela graça, sempre feliz, com um sorriso que iluminava o seu rosto. Tornou melhor todos os que se cruzaram com ele”, referiu.
Vichai Srivaddhanaprabha e outras quatro pessoas, incluindo uma filha, morreram quando o helicóptero caiu e explodiu do lado de fora do King Power Stadium, após um jogo da Primeira Liga Inglesa no passado Sábado, 26.10.
“O mundo perdeu um grande homem. O Leicester City era uma família sob a sua liderança. É como família que vamos fazer o luto pela sua morte e manter a demanda por uma visão para o clube que agora é o seu legado.”, escreveu o clube em comunicado.
O seu filho, Aiyawatt Srivaddhanaprabha, prometeu continuar o “legado do pai”. “Meu pai tinha uma maneira de me ensinar sobre a vida e o trabalho sem fazer parecer uma lição. Ele era o meu mentor e modelo… Hoje, ele deixou-me um legado para continuar e eu farei tudo o que puder para continuar a sua grande visão e os seus sonhos”, garantiu.
QUEM É VICHAI?
Nascido Vichai Raksriaksorn, a 4 de Abril de 1958, o tailandês descendente de imigrantes chineses foi agraciado honorariamente em 2012 com o sobrenome Srivaddhanaprabha, cujo significado é “luz brilhante de prosperidade”, pelo antigo rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej.
Consta que o monarca, que comandou a Tailândia entre 1946 e 2016, foi quem inspirou Vichai a baptizar a sua rede de lojas ‘duty free’ de King Power, nome também do estádio do Leicester City desde 2011.
Vichai, ao que se sabe, tinha frequência entre as famílias reais. Praticante de pólo, chegou a jogar com os príncipes Charles e William em 2005. Anos atrás, a sua equipa da modalidade apresentou-se na Queen’s Cup, torneio organizado pela realeza britânica.
Antes de entrar no círculo das famílias reais do Reino Unido e tailandesa, Vichai precisou de erguer um império. Em Abril deste ano, comprou por 423 milhões de dólares o prédio mais alto da Tailândia. Fundou a King Power em 1989, como uma pequena loja de artigos ‘duty free’ e ‘souveniers’ em Banguecoque, capital da Tailândia o seu império começou a crescer juntamente com o desenvolvimento do turismo na região nos anos seguintes. E multiplicou-se em 2006 quando recebeu o monopólio de operação das lojas do sumptuoso Aeroporto de Suvarnabhumi.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública