Observadores fazem avaliação positiva da votação
Os observadores internacionais realçaram o grau de civismo demonstrado pelos eleitores angolanos nas assembleias de voto, em Luanda, nas eleições gerais desta quarta-feira.
Esta avaliação apresentada à imprensa pela chefe da missão de observação da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SDAC), a sul-africana Miriam Resohoketsoe Keneiloe Saohatse, duas horas depois do encerramento das assembleias de voto.
Os membros entrevistados foram unânimes em reconhecer a forma ordeira como os votantes se dirigiram às urnas. Atribuíram o êxito à organização da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), a julgar pela lisura do processo e o engajamento dos presidentes das assembleias de voto e dos delegados de lista. “Podemos apreender várias lições durante a observação dessas eleições”, disse a responsável.
Idêntica opinião foi expressa por Rui Semedo, do partido PAICV, de Cabo Verde, Aurélio Martins, do MLSPT (S. Tomé e Príncipe), Fernando Luís Vales, do PSD, António Filipe, do PCP e Luís Pedro Mota, do CDS-PP (todos de Portugal). Enalteceram igualmente o processo, o representante da Swapo (Namíbia), Nangola Mbumba e da ZANU-PF (Zimbabwe), Ignatius Chombo.
JLo do lado errado da história