ANGOLA GROWING
DÍVIDA CONTRAÍDA EM 2015

Pagamentos à Namíbia concluídos em 2018

As autoridades angolanas concluem, em 2018, o pagamento da dívida contraída com a Namíbia em resultado de um acordo de conversão monetária estabelecido entre os dois países em 2015, noticiou ontem o jornal daquele país ‘New Era’, com base em declarações proferidas pelo Presidente Hage Geingob.

20171121075535namibia21

Falando à comunidade de Helao Nafidi, Oshikango, na fronteira com Angola, o Presidente namibiano afirmou que o Governo angolano está a devolver o dinheiro que deve à Namíbia e espera-se que os pagamentos terminem no próximo ano. “Angola tem-nos pago em dólares norte-americanos e, apesar da difícil situação financeira que enfrenta, termina de pagar no próximo ano”, afirmou o Presidente Hage Geingob.

O Banco Nacional de Angola (BNA) devolveu, inicialmente, ao Banco da Namíbia, 390 milhões de dólares namibianos em custos de recompra dos kwanzas levados para a Namíbia desde que os dois bancos centrais celebraram um acordo de conversão em Junho de 2015.

O acordo abriu caminho para a troca do kwanza nos bancos da Namíbia, mas foi interrompido seis meses depois de assinado por supostas irregularidades no posto fronteiriço de Oshikango e críticas de economistas e empresários locais que afirmavam que o acordo conduziu a economia daquele país a uma crise de liquidez nos primeiros cinco meses da sua implementação.

O BNA tem estado a lutar, desde então, para liquidar a dívida. Chegou a haver protestos, com representantes da sociedade civil namibiana a exigirem que Angola resgate o dinheiro. “A comunidade empresarial tem dito que [os angolanos] nos estão a roubar: deixem-me deixar claro que eles estão a pagar”, declarou Hage Geingob.