Parlamento português formaliza boas vindas a João Lourenço
A Assembleia da República de Portugal confirmou hoje (6) a realização de uma sessão extraordinária de boas vindas ao Presidente João Lourenço, para o dia 22 de Novembro, pelas 14h30, que não mereceu objecções de quaisquer partidos.
De acordo com o porta-voz da conferência de líderes, o social-democrata Duarte Pacheco, “ninguém se pronunciou” depois de ter sido feito o anúncio da sessão, que, à semelhança de outras no passado, apenas deverá ter dois discursos: o do convidado, João Lourenço, e do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.
Questionado sobre o critério que levou a este convite ao chefe de Estado angolano que não se repete em todas as visitas presenciais a Portugal, Duarte Pacheco remeteu para uma concertação entre a Presidência da República, Presidência da Assembleia da República e Governo, que normalmente têm em conta o critério da reciprocidade.
O último chefe de Estado a discursar na Assembleia da República foi o rei de Espanha, Filipe VI, a 30 de Novembro de 2016.
A lista de chefes de Estado estrangeiros a discursar em sessões solenes no parlamento português, em democracia, tem privilegiado as relações lusófonas, com o antigo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso e o antigo presidente de Moçambique Joaquim Chissano a bisarem a honra, de acordo com a divisão de protocolo do parlamento.
João Lourenço realiza entre 22 e 24 de Novembro uma visita a Portugal, que inclui, no primeiro dia, uma sessão no Parlamento e uma cerimónia nos Jerónimos, confirmou fonte da casa civil do chefe de Estado angolano.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...