Parqueamentos ‘salvam’ baixos salários dos seguranças em escolas
SERVIÇO. Falta de subsídio de alimentação e de transporte leva seguranças a cobrarem por vaga de estacionamento em escolas com ‘consentimento’ das direcções.

O parqueamento de viaturas, nas escolas com condições para o efeito, tem-se revelado uma importante fonte de renda para os seguranças escolares que conseguem.
Conforme verificou este jornal, o dinheiro é da equipa que trabalhar no período. E, regra geral, não se trata de uma equipa, mas sim de um segurança que cobra entre 300 e 500, guardando entre 8 e 12 carros por noite. Contas feitas a facturação pode atingir até 6 mil kwanzas num dia de trabalho.
Há, entretanto, clientes que preferem pagar mensalmente, como alguns da escola 1601, no Rangel. “Temos, por exemplo um cliente que paga 24 mil kwanzas por mês e, com este dinheiro, jogamos kixikila. Cada um leva num mês”, explicou um dos seguranças da escola.
O dinheiro, segundo explicam, serve não apenas para acudir as necessidades diárias, quando trabalham, como para equilibrar as despesas da família , tendo em conta os baixos salários que auferem, fixado em 75 mil kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
13 membros dos órgãos sociais da Bodiva recebem 545,3 milhões em três...