PCA do FADA garante que o país é auto-suficiente no milho, mas dados da importação revelam alta dependência do exterior
AGRICULTURA. Necessidades do país estão nas 10 milhões de toneladas. Angola produziu, na última campanha, apenas 2,6 milhões. Agrónomo diz que governantes só dizem números “à toa” por nunca serem confrontados com a verdade.
O presidente do conselho de administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (Fada), Felisbela Francisco, órgão tutelado pelo Ministério das Finanças, afirmou que o país já é auto-suficiente na produção de alguns produtos e que Angola já não importa milho. Os dados das importações, entretanto, contrariam a gestora e dão conta de que, até Setembro deste ano, Angola gastou quase 100 milhões de dólares para comprar grão de milho.
Numa entrevista recente ao ‘Jornal de Angola’, em Benguela, para promover um programa do Governo de aceleração da agricultura familiar, Felisbela Francisco apontou vários apoios aos pequenos e médios agricultores que têm como objectivo reduzir as importações e detalhou também os apoios prestados pelo Estado para atingir a auto-suficiência do milho.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.








“A primeira geração da reconstrução não poderia ser a reconstrução que iria...