Petróleo e dívida em alta

ANÁLISE. Entre o positivo e o negativo, em matéria económica, ano que se apresta a terminar ficou marcado com elevados preços do petróleo e com o recorde histórico da dívida pública externa, calculada acima os 52 mil milhões de dólares ao fim do terceiro trimestre.

Petróleo e dívida em alta

preço em alta do petróleo foi, em termos económicos, o melhor que aconteceu para Angola em 2022. O Governo elaborou o Orçamento Geral do Estado com o preço de referência de 59 dólares, mas, até Outubro, o preço médio das exportações angolanas estava fixado em 102,48 dólares.

As receitas fiscais petrolíferas, que foram estimadas em cerca de 6,118 biliões de kwanzas para o ano, foram superadas ainda nos primeiros oito meses, quando se cifraram em cerca de 6,297 biliões de kwanzas. Até Outubro, estavam fixadas em mais de 7,643 biliões de kwanzas, o equivalente a cerca de 66% da arrecadação total prevista com as receitas fiscais petrolíferas e não petrolíferas. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.