Por ano, Angola tem quase um milhão de jovens disponíveis para trabalhar
Angola, todos os anos, tem disponíveis mais de 900 mil jovens para trabalhar ou seja prontos para entrar no mercado, revela o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, durante um evento organizado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Pedro Filipe enfatizou que a população activa “vem crescendo num ritmo muito grande”. De 2018 a 2022, a população activa sofreu um incremento significativo de 23%, saindo dos 14,7 milhões para 18,1 milhões.
Pedro Filipe afirmou que, por causa deste crescimento, o Governo aprovou recentemente o “principal instrumento do emprego”, a agenda nacional do emprego. Esse instrumento prevê reduzir a taxa de desemprego dos actuais 29.6% para os 25% nos próximos quatro anos. “Isso implica uma mobilização de todas as forças vivas que temos”.
O governante anunciou a criação de um observatório do emprego, que prevê estudar os fenómenos relativos ao mercado do emprego e terá a participação de entidades públicas e privadas.
De acordo com dados oficiais, de Janeiro até Setembro, houve um total de 141 mil empregos gerados no sector formal.
Dívida à Segurança Social de 334,9 milhões de USD
As entidades públicas e privadas devem à segurança social 280,2 mil milhões de kwanzas (334,9 milhões de dólares) de contribuições obrigatórias.
De acordo com o secretário de Estado, “infelizmente” há muitas empresas que “se furtam de inscrever” os trabalhadores na segurança social e algumas que simplesmente deixam de pagar as contribuições.
A falta de pagamento fez com que o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) levasse a cabo cobranças coercivas e algumas empresas foram mesmo parar aos tribunais. No total, há cinco mil empresas faltosas e 24 foram levadas aos tribunais. “Isso tem nos tirado o sono”, revelou o secretário de Estado.
Não obstante estas faltas de pagamento, o país registou, entre o terceiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2023, um crescimento de 8,9% no número de contribuintes. Os números saíram dos 2,4 milhões de contribuintes inscritos para os 2,6 milhões.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública