PR autoriza compra de autocarros por 585 mil USD cada um, quando despesa média estava fixada em 241 mil dólares
TRANSPORTES. Grande parte dos responsáveis das operadoras manifestaram-se incapazes de comentar a despesa agora aprovada por João Lourenço, face ao desconhecimento sobre as marcas e modelos a serem adquiridos. Além da polémica sobre os preços, Governo não ouviu operadoras.
A despesa de 323,5 milhões de euros para a aquisição de 600 autocarros, autorizada esta semana pelo Presidente da República, representa um aumento de mais de 100% do preço médio por unidade, em relação às compras destes meios realizadas no passado.
Ao contrário dos cerca de 539.166 euros (cerca de 585.481 mil dólares) por cada autocarro autorizados agora, as compras anteriores fixam o preço médio nos 241 mil dólares por unidade.
Os autocarros devem ser adquiridos no âmbito do ‘Programa de Expansão dos Transportes Públicos’ que iniciou em 2019, englobando o programa de mobilidade escolar que estava em curso desde 2016 quando foram autorizadas despesas de 383,5 milhões de dólares para aquisição de 1.500 autocarros, fixando o custo por unidade, vendidos pela Asperbras, em cerca de 255.666 dólares.
A despesa aprovada esta semana é a quinta, a contar de 2016, sendo todas para a aquisição de autocarros, além de outras duas para a compra de miniautocarros, no âmbito do programa de melhoria do transporte público.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história