José de Lima Massano regressa ao cargo

PR exonera Valter Filipe do BNA

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, foi hoje (27) exonerado pelo chefe de Estado, João Lourenço, que nomeou para o mesmo cargo José de Lima Massano (na foto), que regressa às funções que ocupou até Janeiro de 2015.

HARD JOSE MASSANO GOVERNADOR DO BNA ROGERIO TUTI KA IMAGENS

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, dando conta que a exoneração foi a pedido do próprio Valter Filipe, que tinha sido nomeado para o cargo, ainda pelo anterior chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, em Março de 2016.

O seu sucessor, José de Lima Massano, deixa as funções de presidente do conselho executivo do Banco Angolano de Investimentos (BAI), cargo a que regressou em 2015, quando deixou o BNA. A saída de Valter Filipe acontece 11 dias depois de o Presidente ter avisado o BNA que tinha de cumprir "de forma competente" o seu papel enquanto entidade reguladora do sistema bancário, criticando a distribuição das "escassas divisas" por um pequeno grupo de empresas.

O chefe de Estado discursava em Luanda, a 16 de Outubro, na sessão solene de abertura da primeira sessão legislativa da IV Legislatura, na estreia de João Lourenço, eleito a 23 de Agosto para suceder a José Eduardo dos Santos, no anual discurso sobre o estado da Nação.

Um discurso em que o BNA e Valter Filipe, jurista de formação, com especialização em matérias económicas, foi especialmente visado: "Não descansaremos enquanto o país não tiver um banco central que cumpra estritamente e de forma competente com o papel que lhe compete, sendo governado por profissionais da área".