PRIMEIRA INSTITUIÇÃO NA HISTÓRIA DE ANGOLA

PR inaugura Academia de pesca em Maio

INAUGURAÇÃO. A Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe, cujas obras tiveram início em 2008, com apoio financeiro inicial de 70 milhões de dólares, do Governo da Polónia vai ser inaugurada no dia 2 de Maio por José Eduardo dos Santos.

A delegação do Ministério das Pescas encabeçada pelo Director Nacional dos Recursos Humanos, daquele departamento ministerial, André Assis, trabalha no Namibe para os preparativos do início das aulas na nova Academia de Pescas e Ciências do Mar, marcado para o dia 2 de Maio.

De acordo com um documento do Gabinete da ministra das Pescas, as inscrições começaram no dia 30 de Março e terminam a 14 de Abril. A instituição, primeira do género em Angola, abre com três unidades orgânicas: Faculdade de Pesca, Faculdade de Processamento de Pescado e a Faculdade de Exploração dos Recursos Aquáticos.

Para este ano, estão disponíveis 540 vagas, nos cursos de licenciaturas em navegação, administração e gestão, mecânica naval, tecnologia e organização de processamento de pescado, aquicultura e recursos marinhos.

A conclusão da primeira fase do empreendimento ficou avaliada em 70 milhões de dólares, incluindo o equipamento, obras estruturantes, formação do corpo docente especializado, embarcações para treinamento e arranjos externos, financiado pelo governo polaco.

No ano passado, um despacho presidencial datado de 22 de Novembro autorizou a negociação de mais um financiamento de 62,8 milhões de dólares entre o Bank Gospodarstwa Krajowego (BGK) da Polónia e o Governo, para as fases subsequentes do projecto. A academia vai ser gerida pelos Ministérios do Ensino Superior e das Pescas, que está autorizado a seleccionar entidades privadas com “idoneidade técnica e financeira comprovadas para participar na gestão da instituição, no modelo de parceria público-privada”.