PR isenta taxas de medicamentos para diabetes
A partir do início de 2018, o preço dos medicamentos para diabetes, em Angola, pode ser mais barato, uma vez que, por decisão presidencial, a sua importação estará isenta do pagamento de direitos aduaneiros.
A decisão foi tomada recentemente, quando os ministros discutiam a nova pauta aduaneira harmonizada, que começará a vigorar antes do fim de 2017. Dados disponíveis indicam que cerca de 150 mil pessoas são diabéticos, quando o país não dispõe de serviços adequados para o controlo e atendimento dos pacientes.
A especialista em endocrinologia e bioquímica clínica, e responsável do programa para controlo da Diabetes Mellitus nas Forças Armadas Angolanas (FAA), Manuela Sande, disse que a medida vai ter grande impacto na vida dos diabéticos. Manuela Sande em entrevista à Angop, afirmou que as diabetes e a hipertensão arterial são doenças crónicas cujo tratamento deve ser feito diariamente e durante toda a vida do doente, daí a pertinência da decisão do Chefe do Executivo.
Considerou a isenção de imposto como uma “medida bem tomada” para o controlo das diabetes, porque vai tornar os preços dos medicamentos mais acessíveis. A médica citou o exemplo da embalagem de metformina, um dos remédios mais usados contra as diabetes, que actualmente custa dois mil kwanzas.
Uma ampola de insulina, que é injectada aos pacientes em função do grau da glicemia (presença de glicose no sangue) e utilizado por um grande número de doentes, é vendida a sete mil kwanzas, acrescentou. No mesmo sentido da especialista Manuela Sande, a presidente da Associação dos Diabetes de Angola (ASDA), Filomena Domingos Quiosa, concorda com a medida do Presidente da República.
Mas defende a construção de uma clínica para o tratamento e controlo das doenças crónicas não transmissíveis, a par de outras iniciativas para minimizar a situação. "A situação torna-se mais preocupante já que diariamente são amputados muitos cidadãos nos hospitais do país para impedir a progressão das feridas”, alertou.
A obesidade, tabagismo, sedentarismo, gravidez em idades avançadas e desregramento dos alimentos são apontados como alguns dos agentes causadores das diabetes.
“A taxa de inflação para 2024 vai situar-se seguramente acima...