Preços de produtos subiram 2,26%
De Outubro a Novembro, o índice de preços grossistas registou uma variação mensal de 2,26%, representando um aumento de 0,02 pontos percentuais, face ao período anterior, e 0,09 pontos percentuais em relação ao mesmo mês do ano passado.
Contribuíram para a variação os produtos nacionais e importados. Em Novembro, os preços dos produtos nacionais registaram um aumento de 2,61% em comparação aos de Outubro. Foram influenciados pelos produtos de origem agrícola e animal. Já os importados tiveram um aumento de 2,15% em relação ao mês anterior, também influenciados pelos produtos de origem agrícola e animal.
No período em referência, o índice de preços do consumidor nacional registou uma variação de 2,08%, constituindo uma aceleração de 0,09 pontos percentuais face ao mesmo período do ano anterior. Em termos regionais, a maior variação foi registada no Cuanza-Norte com 2,25%, Huila com 2,24%, Zaire, Malanje e Namibe com 2,23% respectivamente. Já a menor foi verificada no Bié com 1,88 %, Bengo com 1,91%, Cuanza-Sul e Uíge com 1,95% cada, e Cunene com 2,02%.
A alimentação e bebidas não alcoólicas foram a que mais contribuíram para o aumento do nível geral de preços com 1,41 pontos percentuais durante o mês de Novembro, seguidas das classes de bens e serviços diversos com 0,13 pontos percentuais, mobiliário, equipamento doméstico e manutenção com 0,11 pontos percentuais, transportes com 0,09 pontos percentuais. Enquanto as restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,09 pontos percentuais.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações