Girabola Zap
Banco BAI
Do SEP

Prodel e Recredit: empresas públicas que mais contribuíram para os resultados operacionais

As empresas que mais contribuíram positivamente para os resultados operacionais do Sector Empresarial Público (SEP) foram a Recredit e a Prodel, com o peso de 50% e 13,2% respectivamente sobre o valor agregado.

Prodel e Recredit: empresas públicas que mais contribuíram para os resultados operacionais

As actividades operacionais agregadas das empresas do SEP em 2019 tiveram um Resultado Operacional de 211,7 mil milhões, valor inferior em 55,3%, comparativamente ao valor registado em 2018.

Os dados constam do relatório agregado sobre o SEP disponibilizado pelo Igape, que dá conta que o Retorno sobre o Capital Próprio, o Igape assistiu à queda acentuada de 9,19 pontos percentuais, passando de 1,40%, de 2018, para um retorno negativo de 6,56%.

A Sonangol e a Taag não reportaram as contas relativas ao ano passado. Mas ainda assim o documento explica que o retorno obtido demonstra a corrosão do património do Estado a nível das empresas, resultante de sucessivos resultados negativos de um grupo expressivo de empresas.

O universo do SEP integra 86 empresas, distribuídas por 70 empresas públicas, 10 de domínio público e seis participações minoritárias.
Os sectores da Energia e Águas, dos Transportes e da Agricultura e Pescas constituem o maior peso da carteira, com 24%, 20% e 10%, respectivamente.

 

 

 

X