No segundo trimestre de 2018

Produção de diamantes atinge três milhões de quilates

Informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo presidente do conselho de administração da Endiama.

Diamantes

José Ganga Júnior garante que “as projecções são animadoras visto que o comportamento do mercado é razoável”, tendo sublinhado que existe da parte da empresa que dirige “um esforço para aumentar a produção de diamantes, o que abre perspectivas para que até ao final do ano a produção seja melhor”.

De acordo com o gestor, concorreu para melhoria do desempenho a subida dos preços no mercado internacional, bem como alguns projectos que registaram melhoria no volume de produção. A Endiama estima que até ao próximo ano a produção a produção deverá fixar-se em cerca de 9 milhões de quilates.

Segundo o administrador da Sodiam, Fernando Amaral, durante o referido período foram comercializados um volume total de 2.315.719 quilates de diamantes, dos quais 92,7% oriundos da produção industrial e os restantes 7,3% referente a produção artesanal.

O produto foi comercializado a um preço médio de 136,6 dólares, que resultou em receitas brutas de 316, 5 milhões de dólares. A informação prestada durante a segunda reunião de outlook, relativo a actividade de comercialização de diamantes durante o segundo trimestre de 2018 e análise das perspectivas do mercado para o terceiro trimestre.