Financiado pela União Europeia

Programa de transferências sociais monetárias arranca em Dezembro

Projecto está orçado em nove milhões de euros, com origem na União Europeia. Iniciativa faz parte do plano integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza.

 

Programa de transferências sociais monetárias arranca em Dezembro

O Governo dará inicio, em Dezembro, ao programa de transferências sociais monetárias, que visa “melhorar a renda das famílias mais carenciadas”. Numa primeira fase, vai ser implementado no Uíge, Bié e Moxico, beneficiando perto de 18,3 mil crianças, anunciou o assessor da ministra Acção Social Família e Promoção da Mulher, João Lucas.

Orçado em nove milhões de euros, o projecto de transferências sociais monetárias é financiado pela União Europeia e faz parte do Plano Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

O assessor do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher fez o anúcio do programa durante uma conferência organizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), para celebrar a semana africana de estatística. Segundo o responsável, a iniciativa vai abranger crianças, dos zero aos cinco anos, em função do nível de vulnerabilidade.

João Lucas considerou ainda que as famílias abrangidas pelo programa vão receber um valor de aproximadamente dez mil kwanzas/mês, podendo abranger até três crianças por agregado familiar, sendo que os beneficiários deverão preencher alguns requisitos como o registo dos petizes e o cartão completo de vacinas para ter acesso a transferência.