Rebelião em prisão causa 13 mortos
Pelo menos treze detentos morreram durante uma rebelião que aconteceu ontem (10), terça-feira em uma penitenciária na região de Monterrey, no estado de Nuevo León, no norte do México, informaram as autoridades.
Os actos de violência, ocorridos na penitenciária de Cadereyta, deixaram treze mortos todos detentos e 26 feridos (dos quais dois polícias), revelou em entrevista colectiva Aldo Fasci, porta-voz da secretaria de Segurança de Nuevo León.
Os confrontos, que começaram de madrugada e foram controlados pelos agentes carcerários, ressurgiram pela manhã, quando um grupo de ao menos 20 detentos incendiou objectos, provocando uma coluna de fumaça negra visível a vários quilómetros de distância.
Em meio à revolta, um grupo de presos sequestrou três agentes penitenciários e após um estéril diálogo para se chegar a um acordo, a Força Civil entrou na penitenciária e encurralou os detentos, que reagiram com "barras de ferro e estiletes".
As autoridades investigam o caso e aguardam os resultados das autópsias, enquanto familiares de detentos se reúnem em torno na penitenciária em busca de informação. Cadereyta está situada na periferia de Monterrey, a terceira principal cidade do México
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública