ENCERRAMENTO DAS CONTAS DE 2024

Reservas internacionais brutas sobem 6% com pagamento da dívida do Governo ao BNA

MERCADO. Reservas internacionais poderão novamente baixar devido a um novo financiamento ao Governo, cujo prazo de pagamento viola a lei do BNA. Volumes actuais estão muito abaixo das reservas das três principais economias africanas.

Reservas internacionais brutas sobem 6% com pagamento da dívida do Governo ao BNA

As reservas internacionais brutas encerraram o ano passado com incremento de 6%, face ao período homólogo, com aumento de 884 milhões de dólares, situando-se nos 15,6 mil milhões de dólares. 

É o volume de reservas mais alto na posse do Banco Nacional de Angola (BNA) nos últimos quatro anos, apesar de estar ainda muito abaixo dos registos anteriores.

O aumento deveu-se, essencialmente, ao pagamento do empréstimo de tesouraria que o banco central fez no arranque do ano passado ao tesouro nacional, conforme confirmou, nesta terça-feira, 21, o governador Tiago Dias, durante o Comité de Política Monetária. E é por esta razão que o Governo ‘correu’ para fechar um empréstimo com o JP Morgan para poder pagar ao BNA, em respeito à legalidade.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.