ANGOLA GROWING
EMPRESA ALCANÇA 10,84% DA QUOTA DE MERCADO

Robert-Hudson vende 423 viaturas em 4 meses

O grupo Robert Hudson, agente concessionário da marca Ford, vendeu 423 viaturas, nos primeiros quatro meses de 2016, reclamando 10,84% da quota global do mercado, revelou o administrador delegado da empresa, Gabriel Almeida, em exclusivo, ao VALOR.

A Ford Ranger continua a ser a ‘pick up’ mais vendida em Angola, desde 2012, segundo a empresa, posição de liderança reforçada pelas vendas em 2016 que atingiram, neste segmento, uma quota de 28%.

A crise económica já provocou uma quebra global de 91,2% na importação de viaturas nos primeiros três meses de 2016, segundo o relatório estatístico do Conselho Nacional de Carregadores, razão pela qual a Robert Hudson aposta num plano de gestão de stocks e de encomendas “bastante criterioso”. A prioridade passou a ser a aquisição de peças “com intuito de manter o parque automóvel circulante”, enquanto as encomendas de viaturas novas ficaram restringidas aos modelos solicitados pelos clientes.Gabriel Almeida estima que, “perante todos os constrangimentos decorrentes da crise, alguns operadores não consigam superar e desistam”, no entanto espera que o ambiente concorrencial que se criou nos últimos anos se mantenha nos automóveis, “com benefícios claros para o sector e para os consumidores”.

Para a Robert Hudson o maior desafio passa por tentar manter o ritmo de novidades a introduzir no mercado angolano, “acompanhar as movimentações estratégicas e as alterações do comportamento de compra do consumidor”, mas não descarta a aposta na diversificação do negócio, “como caminho para combater a crise e inovar”.

Dados da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transportes Rodoviários (ACETRO), em 2015, revelam que a venda de automóveis caiu 53,4% em relação a 2014. Em 2016, a queda já está estimada em 59%, tendência que se deve agravar nos próximos meses, com a escassez de peças “a fazer-se sentir também cada vez mais no mercado”.