INVESTIMENTO EM TRANSPORTE PÚBLICO

Royal Crown pretende ?investir 3 mil milhões de dólares para construir metro

TRANSPORTES. O ‘monorail’ está projectado para fazer a ligação a Luanda, Dande ?e o futuro Aeroporto Internacional de Luanda, uma extensão de 95 quilómetros, ?com custos aproximados a 30 milhões de dólares por quilómetro.

O Consórcio internacional Group Royal Crown LL associado pretende investir três mil milhões de dólares na construção de metro de superfície na cidade de Luanda, intenção manifestada ao Governo da Província de Luanda, durante um encontro que os representantes mantiveram com o vice-governador de Luanda para área económica, José Cerqueira.

O ‘Projecto Monorail Luanda’, como foi apresentado, prevê uma extensão de 95 quilómetros, está orçado em cerca de 30 milhões de dólares por cada quilómetro quadrado e pretende ligar os subúrbios e centro de Luanda, barra do Dande e o futuro Aeroporto Internacional de Luanda entre cinco e 10 anos de construção.

O metro de superfície terá, segundo o projecto, diversas componentes. A título de exemplo, na Barra do Dande, prevê assumir características de comboio em caminho de ferro, enquanto no centro da cidade até alguns subúrbios vai assumir a tipologia de metro de superfície, muito semelhante ao típico da África do Sul, também conhecido como metro aéreo, segundo o vice-governador para a área económica de Luanda, José Cerqueira.

O governante, em representação do governador de Luanda, Higino Carneiro, enfatizou que, por parte do Governo de Angola, deverá ser criada uma comissão para trabalhar com os investidores de maneira a se definirem parâmetros de conformidade deste investimento privado com o Plano de Desenvolvimento Metropolitano, adoptado pelo Governo e que rege toda a arquitectura e engenharia da cidade de Luanda.

A Royal Crown integra o consorcio internacional a Sociedade estruturada de Intermediação Financeira(SOSIF). A directora Executiva da SOSIF, Graça Yaba, representante dos financiadores do projecto, afirmou que existe a intenção já manifestada a diferentes ministérios de participar com cerca de 10 mil milhões de dólares em investimentos nas infra-estruturas, habitação e requalificação de áreas urbanas, redes ferroviárias, novo porto de Luanda e a construção de barragens e usinas hidroeléctricas. Segundo Graça Yaba, aguarda-se pela resposta dos respectivos ministérios.

Além do ‘monorail’, esse consorcio negociou Ministério dos Transportes investimento na linha do caminho-de-ferro transfronteiriça Angola/Zâmbia, numa extensão de 900 quilómetros, estimada em 1.8 mil milhões dólares, bem como manifestou também a intenção de participar na construção do Porto da Barra do Dande. A nível de urbanismo e habitação, a SOFIF pretende financiar o programa integrado de infra-estruturação e requalificação urbana, que prevê, redes de abastecimento de água com estação de captação e tratamento, drenagem pluvial, estação de tratamento de águas residuais, rede eléctrica, iluminação pública, telecomunicações, arruamentos e passeios.