Ruptura de stock à vista na concessionária VAUCO
AUTOMÓVEIS. Situação poderá agravar os resultados operacionais no negócio de veículos. Em 2016, quebra foi 49%, face ao exercício anterior.
A VAUCO, concessionária detida pelo grupo Teixeira Duarte Angola (TDA), está em vias de uma ruptura de stock, avançou fonte próxima da empresa ao VALOR, antecipando o agravamento dos resultados do negócio.
A iminente ruptura do stock de viaturas para a comercialização terá sido precipitada pelo agravamento das dificuldades de importação, situação que tem provocado quebras na facturação nos últimos três anos e que pode levar a despedimentos nos próximos tempos, segundo a mesma fonte.
Contactada, a concessionária não comentou a informação, justificando-se com a ausência do seu director-geral, que se encontra em gozo de férias.
No ranking de 2016, publicado pela Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transportes Rodoviários (ACETRO), a TDA, com as marcas Nissan, Renault, Peugeot, Honda e Mahindra, ocupa o sétimo lugar em vendas, num total de 444 viaturas; enquanto a VAUCO, com as marcas Chevrolet e Isuzu, vendeu 375 veículos, posicionando-se na oitava posição.
Ainda no ano passado, o volume de negócios, na rubrica de venda de viaturas da TDA diminuiu 49%, face ao exercício de 2015, com uma quebra acentuada na venda de viaturas ligeiras e pesadas, mas mantendo níveis de actividade razoável na área de assistência e pós-venda.No período, a facturação foi de 86,4 milhões de euros contra os 169,3 milhões de euros de 2015.
Em termos gerais, o mercado angolano de viaturas, e mais especificamente o segmento de ligeiros, teve uma redução de 56%, passando de 18.630 unidades vendidas em 2015 para apenas 8.189 viaturas comercializadas em 2016. Na comercialização de viaturas ligeiras pelo grupo TDA, esta tendência foi mais acentuada, tendo reduzido em 70% o seu volume de vendas.
JLo do lado errado da história