Cantina
Relatório foi apresentado pelo Cinvestec

Salários mais altos em Angola chegam aos 17 milhões de kwanzas e os mais baixos rondam os 50 mil, revela relatório

Os salários mais altos em Angola chegam aos 17 milhões de kwanzas, enquanto os mais baixos se ficam pelos 50 mil kwanzas. A dispersão salarial é revelada no 'Relatório do Emprego em Angola 2024', elaborado pelo Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada (Cinvestec). 
 

Salários mais altos em Angola chegam aos 17 milhões de kwanzas e os mais baixos rondam os 50 mil, revela relatório

O estudo realizado pelo Cinvestec, com base nos dados recolhidos entre 2020 e Junho de 2024 através da plataforma de emprego Jobartis, revela a grande disparidade que há entre os salários mais altos e os mais baixos praticados em Angola.  
De acordo com o documento, entre as profissões mais bem pagas no país estão os diretores-gerais, com salários que chegam aos 17 milhões de kwanzas e as que recebem menos é liderada pelas empregadas de limpeza. “Nas grandes empresas, o salário máximo é de 17 milhões, nas médias 10 milhões, nas pequenas 8 milhões e nas micro de 800 mil Kwanzas. A empresa indefinida apresenta uma dispersão salarial próxima das médias empresas. Os salários mais elevados são maiores nas empresas de maior dimensão, sendo o máximo, nas grandes empresas, 21 vezes mais elevado do que o menor, nas microempresas”, lê-se no documento. 
A amostra contou com apenas 21 empresas, o que demonstra a sua limitação. No documento destacam-se as dificuldades das micro e pequenas empresas em pagar salários competitivos.