Sanep factura 15 mil milhões kz
BALANÇO. Números representam um aumento de 19%, face aos resultados do exercício anterior. Grupo quer expandir-se para sete províncias, contando com o microcrédito. Próxima aposta deve passar pelo agro-negócio.
O grupo empresarial Sanep facturou mais 15 mil milhões de kwanzas em 2018, registando um crescimento de 19%, face às margens do exercício anterior. Kianda Trozo, administrador para planeamento e orçamento, justifica o resultado com “a capacidade de resiliência do grupo”, não obstante ter sido afectado pela crise cambial.
Para 2019, a administração do grupo definiu, como meta, a expansão para sete províncias, com a aposta no agro-negócio. Palmar, café, caju, tomate, entre outros, são as culturas já identificadas como estando alinhadas à política de microcrédito do grupo, além de merecem maior incentivo do Governo, já que algumas estão inclusive mais orientadas para a exportação.
Por via do ‘braço’ de microfinanças, a Crediangola, o grupo tem um programa inicial de apoio a quatro mil famílias, que receberam financiamentos de mais de dois milhões de dólares. “Este ano, estamos a fazer um trabalho para ir se buscar recursos para o repasse acima dos 40 milhões dólares”, garante Kianda Trozo.
Consta também dos planos do conglomerado a consolidação de projectos em fase embrionária, bem como a alteração da estratégia de mercado em que o ‘core business’ seja o agronegócio.
O grupo Sanep actua, entre outros, nas finanças (microcrédito, seguros, corretagem e gestão de activos); na logística e distribuição; nos serviços (consultoria, tecnologias de informação, construção e gestão imobiliária), no agro-negócio e na indústria, e conta já com 200 empregos directos. Empresas como a Agroawa, a seguradora Protteja, a Madz, a Regadio, a Crediangolar, a Fibrex são apenas algumas das que integram o vasto patrimónmio do grupo, num total de 22 unidades empresariais.
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