Scott Boras, o magnata do mundo do desporto
AGENCIAMENTO. Advogado de profissão, Boras é o único agente desportivo do mundo com mais de dois mil milhões de dólares em contratos com jogadores activos.
O ‘ranking’ dos maiores agentes desportivos do mundo de 2017, divulgado recentemente pela revista norte-americana Forbes, revela que, numa lista de 50 personalidades seleccionadas, a Boras Corp, detida pelo magnata do desporto norte-americano, Scott Boras, lidera com comissões de 108,33 milhões, bem como contratos de 1,9 mil milhões de dólares.
O futebol é o desporto que oferece taxas mais elevadas aos seus representantes. De acordo com dados da revista norte-americana, os agentes FIFA embolsam 10% em comissões, em comparação a 5% cobrados pelos agentes de beseboll, 4% na NBA e 3% que os representantes da NFL.
Ainda assim, o norte-americano, agente de basebol, conseguiu manter-se líder depois de, em 2015, ter superado o português Jorge Mendes, empresário que controla mais de 90 jogadores de futebol sob a égide de sua agência, Gestifute, incluindo, além de Ronaldo, o colombiano James Rodriguez e o agora atacante do Atlêtico de Madrid Diego Costa.
O principal agente desportivo do mundo, advogado de profissão, nasceu em Sacramento, na Califórnia, a 2 de Novembro de 1952, filho de um produtor de leite. Chegou a estudar farmácia na Universidade do Pacífico e a ligação com o basebol começou enquanto estudante, período em que alcançou um recorde, em 1972, que vigora até hoje, ao conseguir a média de 312 batidas na temporada, tornando-se o atleta mais valioso da época.
Entrou no mundo dos negócios do basebol em 1982, agenciando os jogadores mais bem pagos de toda a história da Major League Baseball (MLB). Actualmente, Scott Boras tem clientes nos 30 clubes da liga principal e representa também jogadores nas ligas secundárias. Acredita-se que o próximo grande contrato de Scott Boras seja a renovação de Alex Rodriguez com o New York Yankees, numa negociação que pode superar os 300 milhões de euros. Outros nomes da carteira de clientes de Boras são Chris Davis, Prince Fielder, Jacoby Ellsbury, Max Scherzer, Stephen Strasburg e Shin-Soo Choo.
A segunda posição é ocupada pelo romeno Constantim Dumitrascu, de 60 anos, proprietário da Mondial Sports Management que a revista norte-americana estima que tenha intermediado transferências no valor de mais de mil milhões dólares e facturado em comissões aproximadamente 107, 8 milhões.
O empresário português Jorge Mendes, da Gesfute, obteve comissões de até 76,9 milhões de dólares, com contratos de jogadores no activo avaliados em 769,2 milhões.
No total, os agentes da NBA dominam a lista, com 13 representantes, seguidos pelo basebol profissional (12), futebol (10), futebol europeu (6), hóquei no gelo (6) e golfe (2). A lista fica completa com o rapper Jay Z. O artista representa atletas de diferentes disciplinas, entre as quais o astro da NBA Kevin Durant.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações