Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com a exportação da madeira
Angola continua “a perder muito dinheiro” com a operação da madeira, admite o secretário de Estado da Agricultura e Florestas, João Cunha, durante a apresentação das tarefas realizadas pelo ministério em 2024.
O governante estimou em mais de 150 milhões de dólares as perdas resultantes da exportação da madeira serrada, em 2024, período em que o país encaixou apenas 4,5 milhões de dólares.
Com uma capacidade de corte anual de madeira exportável, que poderia representar um encaixe financeiro acima dos 162 milhões de dólares, o ano passado, não passou dos quase 5 milhões de dólares. “O estado angolano está a perder muito dinheiro na operação da madeira. Estima-se pela capacidade de corte anual de madeira exportável 360 mil metros cúbicos, que deveríamos ter registado uma faturação acima dos 162 milhões de dólares”, lembra.
Pelo menos 146. 989 metros cúbicos de madeira em toro foram licenciados o ano passado, no âmbito da campanha florestal. O Governo arrecadou através da Conta Única do Tesouro (CUT) 687,2 milhões de kwanzas resultantes da cobrança de taxas de exploração e outros emolumentos.
Desmantelada rede criminosa com 120 mil dólares falsos