ANGOLA GROWING
Ante Titulo Exploração diamantífero na Lunda-Norte

Somiluana aumenta a produção e duplica vendas

Diamantes.Empresa sul-africana teve um aumento da produção de 37,8%, chegando aos 137,2 mil quilates, além de duplicar as vendas, em 2017. É o resultado da extracção da mina localizada na Lunda-Norte.

diamantes

 

A produção diamantífera na mina de Somiluana, na Lunda-Norte, registou, em 2017, um incremento de 37,8%, chegando aos 137.219 quilates, contra os 99.572 alcançados no exercício anterior.

 

Os dados constam do relatório e contas da diamantífera sul-africana Trans Hex, que detém uma participação de 33% da mina.

O documento a que o VALOR teve acesso, dá conta também que as vendas totalizaram 69,7 milhões de dólares, o que representa um incremento de mais de 100%, face ao registo de 2016 em que se contabilizaram 34,2 milhões de dólares.

Em média, em 2017, os associados da mina venderam o quilate por 500 dólares, cerca de 43% acima do preço médio de 2016, fixado em 351 dólares.

“A mina da Somiluana em Angola continuou a mostrar um crescimento estável, tanto na sua pegada operacional quanto na contribuição para a sustentabilidade do grupo”, sublinha o CEO da Trans Hex, Marcos Wentzel.

Além disso, o lucro das operações ascendeu a 2,67 milhões de dólares, registando, no entanto, uma queda de 13% em relação ao ano anterior em que alcançou 3,05 milhões de dólares.

O documento informa que estão em busca de um programa de “perfuração agressiva” para identificar novos recursos em cascalhos de formação de calonda, bem como terraços e planícies de inundação.

Foram adquiridos equipamentos de mineração e arrancaram outros projectos para acelerar os programas de perfuração de áreas-alvo identificadas e aumentar capacidades de tratamento de cascalho e recuperação de diamantes até 2018.

Para este ano, a empresa perspectiva continuar as operações de mineração no leste do rio Luana, em Nzagi, no sudoeste de Lulau, e em outras áreas actualmente em avaliação, depois de os resultados da produção e geológico, através de perfuração e amostragem a granel, indicarem “um futuro lucrativo e de longo prazo”.

A Somiluana começou a produção em Junho de 2010, após a conclusão de acordos de fase de mineração entre a Trans Hex e seus parceiros.

A diamantífera sul-africana detém uma participação de 33% na mina, a Endiama, a empresa estatal de diamantes, 39%, enquanto o restante das acções é detido colecvtivamente por três empresas angolanas.