Sonangol ‘interrompe’ concurso em 2020
PETRÓLEO. Sonangol justifica o interregno dos concursos com o impacto da pandemia. Processo para a realização do próximo, que deve entrar em vigor em Junho, já está em curso.
A Sonangol não realizou, em 2020, o concurso público para a escolha das empresas importadoras de gasóleo e gasolina e justifica a situação com a falta de “perspectiva de disponibilidade de linhas de crédito na magnitude que as importações requerem” devido à pandemia da covid-19.
Sem a realização do concurso público no exercício passado, as empresas vencedoras de 2019 e cujo contrato, de duração de um ano, terminaria em Junho de 2020 continuam a ser as responsáveis pela importação dos produtos. A Trafigura (gasóleo e gasóleo marinho) e a Totsa- Total Oil Trading (gasolina) foram anunciadas como vencedoras em Maio de 2019.
“A extensão, figura contratual prevista nos contratos com a Trafigura e a Totsa e que pode ser accionada sempre que as condições o justifiquem, representou, no contexto vivido em 2020, a alternativa estratégica viável para a Sonangol, considerando que o impacto da pandemia da covid-19 determinou que não houvesse perspectiva de disponibilidade de linhas de crédito na magnitude que as nossas importações requerem. Por este facto, não foi efectuado o concurso para o fornecimento de combustíveis em 2020”, precisou a petrolífera, em resposta ao VALOR.
Assim, acrescenta a Sonangol, “os contratos alvo de extensão estão a ser implementados normalmente, uma vez que expiram apenas em Junho de 2021, tendo-se já dado início ao processo para a realização do próximo concurso público para fornecimento de combustíveis”.
Uma das bandeiras do combate ao monopólio
Durante anos, a Trafigura, empresa ligada a Leopoldino do Nascimento, deteve o monopólio do negócio, mas em 2015 a companhia da britânica Vitol passou a ser a responsável pela importação da gasolina. Em 2018, entretanto, as duas companhias perderam o negócio na sequência do concurso público realizado pelo Governo, uma das principais bandeiras então hasteadas para demonstrar a intenção do Governo de combater os monopólios. Foram contratadas, para um período de um ano, a Glencore Energy UK, para fornecimento de gasóleo e de gasóleo de marinha, e a Totsa Total Oil Trading, para o fornecimento de gasolina. No entanto, em Maio de 2019, a Trafigura é reposta na importação do gasóleo e gasóleo marinho, substituindo a Glencore Energy UK, enquanto a Totsa- Total Oil Trading se manteve como a eleita para a importação da gasolina.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...