Startup quer aproximar produtores dos consumidores
LOGÍSTiCA. Startup projecta investimento inicial de até 50 mil dólares para lançar aplicativo que pretende aproximar produtores dos consumidores. Cadastramentos na plataforma já começaram.
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Com o propósito de conectar o pequeno agricultor aos diversos compradores em todo o país e facilitar o escoamento dos produtos, a empresa angolana Field Right criou uma plataforma de acesso gratuito com o mesmo nome.
Alexandre Sérgio Manganda, CEO da empresa, explica que o cadastramento dos agricultores é feito em tempo real, com detalhes da zona de produção e dos produtos cultivados, possibilitando a qualquer comprador fazer reserva a partir da plataforma.
Além de permitir a venda, a empresa fará as entregas dos produtos aos compradores e deverá ceder especialistas em agronomia para o acompanhamento e instrução do processo de produção, o que justifica, segundo Alexandre Manganda, a aplicação de uma taxa de 15% aos agricultores por cada venda feita.
“Segundo o estudo que fizemos, para dar os primeiros passos em Angola, o investimento está avaliado em 30 a 50 mil dólares porque a nossa moeda está cada vez mais desvalorizada, temos de adquirir transportes para a entrega dos produtos”, calcula o gestor, referindo-se às necessidades iniciais de investimento.
Mesmo sem entrar ainda em funcionamento em Angola, cinco famílias camponesas e 13 fazendeiros estão já cadastrados na plataforma. O processo está aberto ao público, admitindo desde proprietários de lavras, fazendas a compradores.
Nas contas dos seus promotores, a plataforma facilitará ainda o intercâmbio comercial com o Brasil, permitindo a exportação de produtos nacionais, “isso pelo nível considerável de utilização da plataforma neste país sul-americano”. O seu lançamento em Angola está, entretanto, condicionado à evolução da covid-19.
A ideia da plataforma surgiu em 2017, tendo sido materializada em 2018 no Brasil, após conquistar o prémio startup de Santa Catarina, com o investimento inicial de 150 mil reais (28,8 mil dólares). Actualmente, congrega, naquele país, 65 produtores agrícolas e mais de 35 unidades de restaurantes compradores e famílias.
AFINAL NÃO ERA UM MILAGRE, ERA UMA TRAGÉDIA