Tanto o leite como os ovos tiveram quedas de produção superiores a 12%
A produção de leite e ovos registou uma queda de 12,6% e 12,3%, respectivamente, na campanha agrícola de 2023/2024. Estes produtos são amplamente consumidos pela população e integram a cesta básica.

De acordo com o Anuário Estatístico da Agricultura e Florestas de 2024, a que o Valor Económico teve acesso, nos produtos de origem animal na última campanha, a queda mais significativa foi do leite e do ovo. Foram produzidos 5,5 milhões de litros de leite e 2,42 mil milhões de unidades de ovos.
Angola chegou a atingir a autossuficiência na produção de ovos em 2017. A produção foi descendo nos últimos anos devido a falta de insumos para ração, problemas com equipamentos, a crise económica e a pandemia de COVID-19, entre outros.
A produção de ovos está muito concentrada em Luanda, com uma contribuição de 51,3% em relação a campanha agrícola passada. Enquanto a produção de leite é concentrada no Cuanza-Sul. Essa província é responsável por 51,2% de toda a produção do país.
O sector pecuário apresentou uma contração com a produção de carnes a cair 2,5%, para 333,2 mil toneladas. A carne caprina, que continua a ser a mais consumida no país e representa 46% da oferta, recuou 10%, para 153,1 mil toneladas.
Angola aos 50: entre condecorações, confissões e contas que não batem