NEGÓCIO DOS DOS TRANSPORTES

Tribunal de Contas chumba compra de 600 autocarros

Tribunal de Contas chumbou o contrato de aquisição de 600 autocarros por 323,5 milhões de euros, aprovado em Maio deste ano, pelo Presidente da República, apurou o Valor Económico de fontes do Tribunal de Contas e do Ministério os Transportes.

Tribunal de Contas chumba compra de 600 autocarros

“Sim, chumbámos”, respondeu fonte do Tribunal sem, no entanto, adiantar as causas, enquanto fonte dos Transportes, que também confirma, acredita ser possível “reverter” a situação. “O TC chumbou, mas ainda é possível revertemos a situação”, confia.

A autorização da despesa deu lugar a uma onda de críticas, justificada com o elevado custo, visto que, em média, cada autocarro custaria 539.166 euros. Na ocasião, o exercício do Valor Económico fixou em cerca de 100% o aumento do que o Governo pagaria por cada um dos autocarros em comparação com as compras anteriores, cujo preço máximo por autocarro é de cerca de 273,3 mil euros.

O Ministério dos Transportes, entretanto, justificou o custo elevado com o argumento de que o contrato também previa a construção de uma fábrica de montagem de autocarros.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.