ANGOLA GROWING
PROJECTO INCENTIVA EMPREENDEDORISMO

Universidade Independente de Angola cria ‘restaurante laboratório’

EMPREENDEDORISMO. Restaurante universitário foi criado para servir de laboratório de aulas práticas, bem como para despertar o ‘espirito de empreendedor’ no seio dos estudantes. Universidade Independente de Angola (UNIA) criou um restaurante que funciona como um laboratório de gestão e marketing. Trata-se do Restaurante Universitário Itinerante (RUI), que funciona já desde o primeiro semestre deste ano.

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Além de realizar aulas práticas de gestão e marketing, o RUI tem também como objectivo despertar no seio dos estudantes o interesse pelo empreendedorismo. Mais de 70 estudantes, do terceiro e quarto anos, do curso de gestão e marketing, estão envolvidos na iniciativa.

A materialização do projecto contou com a contribuição financeira de estudantes e alguns professores, tendo conseguido juntar um montante aproximado de 300 mil kwanzas. Os estudantes participaram com cinco mil kwanzas, enquanto os docentes apoiaram o ‘laboratório’ com 50 mil kwanzas.

Num evento que dure uma semana, como foi a feira do empreendedor que a UNIA organizou na semana passada, o RUI, que funciona apenas em épocas de eventos académicos, chega a facturar até 100 mil kwanzas.

O restaurante tem um cardápio que se pauta pela gastronomia angolana, mas as estudantes-cozinheiras fazem questão de inovar as receitas já muito conhecidas. As bebidas alcoólicas não são comercializadas, enquanto os preços das refeições rondam entre os 600 e os dois mil kwanzas. Os sumos são naturais e custam entre 150 e 600 kwanzas.

Todo o processo de administração do restaurante é realizado por estudantes, sendo apenas monitoradopor um professor-tutor, que lecciona disciplinas de gestão e marketing e estudos de mercados. Os mais de 70 estudantes-funcionários, que compõem duas turmas, estão divididos em diferentes áreas. Uns ocupam-se da gestão do restaurante, outros empenham-se na confecção das refeições, enquanto outra equipa ‘encarna’ o papel de garçon.

Os estudantes não têm remuneração ou um salário mensal, já que se trata de aulas práticas dentro de um laboratório. As receitas arrecadadas servem para reinvestir no projecto. “É apenas uma oportunidade de os estudantes conciliarem a teoria com a prática, de modo a saírem aptos da universidade e enfrentarem o mercado de trabalho”, explica a estudante e directora estratégica do RUI.

Tânia Manuel explica que o RUI começou com a ajuda de um orientador, no caso, o professor Sebastião dos Santos, docente da cadeira de Gestão de Produção, o que permite aos estudantes aliar a teoria à prática. A primeira fase de degustação do restaurante aconteceu a 2 de Julho de 2017, dia em que os estudantes testaram todos os alimentos que foram confeccionados.

Ainda de acordo com a directora estratégica, o projecto é pertença da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e, no princípio, era apenas para os estudantes do terceiro ano, “mas há perspectiva”, garantiu Tânia, “ de se enquadrarem todos os professores e estudantes de outras faculdades da universidade”.

Teresa Seixas é estudante do terceiro ano do curso de Gestão e Marketing da UNIA e, para ela, o RUI, tem um “grande significado”, pois é um projecto que partiu dos estudantes universitários da sua turma. “No RUI conseguimos notar até aonde vão as nossas capacidades”, disse.

Hamilton Nunes, também estudante do terceiro ano do curso de Gestão e Marketing, considera que, a nível académico, o restaurante é fruto de tudo aquilo que aprendeu, o que lhe permite colocar em prática os conhecimentos. “Posso considerá-lo a minha primeira experiência profissional”, finalizou.

Já Maria Soares, igualmente estudante, colaboradora e fundadora do projecto, afirmou que o RUI, além de ser um laboratório de experiência em que “nós tiramos do papel os conhecimentos para a prática, é também um sinal de experiência e de aprendizagem”, porque, a partir dele, se aprende muita coisa que só via em teoria. “Agora conheço novas práticas de lidar com o empreendedorismo no seu todo”, declarou.