4.ª REGIÃO ACADÉMICA

Universidade Lueji A’Nkonde abre cursos de mestrado

INOVAÇÃO. PÓS-GRADUAÇÃO. Instituição projecta também a construção de campus universitários nas três províncias onde opera, de modo a reduzir as dificuldades em termos de infra-estruturais que as suas unidades orgânicas enfrentam.

02c2752474b 448b 4317 afd7 1f3e300ffd3a

A Universidade Lueji A’Nkonde (ULAN) vai abrir, a partir do ano académico 2018, cursos de mestrado em Ciências da Educação, Sustentabilidade e Gestão e Toxicologia, nas suas unidades orgânicas localizadas nas Lundas Norte e Sul e Malanje.

O anúncio foi feito, na passada semana, pelo reitor da ULAN, Carlos Yoba, durante um ‘workshop’ denominado ‘Universidade Lueji A’Nkonde e Perspectivas’, realizado em Malanje, no âmbito das festividades do 8.º aniversário da instituição, assinalado a 18 deste mês. Segundo o responsável, os mestrados foram aprovados, recentemente, pelo Ministério do Ensino Superior e garante que estão já criadas as condições para o arranque dos mesmos a partir do próximo ano.

Esses cursos, ressaltou, visam elevar as competências técnicas dos quadros nacionais, no sentido de contribuírem da melhor forma para o desenvolvimento académico e socioeconómico do país.

A par dos mestrados, o académico avançou que a ULAN, pertencente à IV Região Académica, prevê também, para os próximos tempos, a abertura de licenciaturas em Ciências Agrárias e Medicina Veterinária, sobretudo em Malanje, onde há já uma grande procura por essas especialidades.

A ULAN, acrescentou, vai continuar a apostar em medidas que concorram para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas suas unidades orgânicas, o incremento de práticas modernas e eficazes de avaliação do nível de conhecimento dos estudantes.

“Assegurar o pleno funcionamento do sistema de gestão e produção académica, assim como reforçar o intercâmbio com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras é outros dos objectivos da nossa instituição”, disse o reitor Carlos Yoba.

Consta do programa da Universidade Lueji A’Nkonde, segundo Carlos Yoba, a construção de campus universitários nas três províncias onde opera, de modo a reduzir as dificuldades em termos de infra-estruturais que as suas unidades orgânicas enfrentam.

O decano da Faculdade de Medicina de Malanje, André Neto, disse que a abertura do mestrado em Toxicologia na sua instituição vai permitir agregar competência aos formandos e ajudar os quadros no tratamento de casos de mordeduras de serpentes, consumo de drogas, intoxicação por inalação de produtos industriais, entre outros casos.