EXECUÇÃO ORÇAMENTAL NO I TRIMESTRE

Vera Daves com o pior arranque em ano ‘normal’

CONTAS PÚBLICAS. Em termos comparativos, 2023 continua a registar os níveis mais baixos de execução. Finanças justificaram a situação com o atraso na aprovação do OGE devido às eleições de 2022.

Vera Daves com o pior arranque em ano ‘normal’

A execução orçamental nos primeiros três meses do ano melhorou, face ao mesmo período do ano passado, mas continua fora dos três melhores primeiros trimestres de Vera Daves. A liderar as Finanças desde Outubro de 2019, Daves tem, no primeiro trimestre de 2020, o melhor registo com a execução das receitas a fixarem-se nos 22% e das despesas em 20,18%, face às projeções anuais.  

Desde então, as execuções ficaram sempre abaixo dos 20% e, no primeiro trimestre deste, ano o registo repetiu-se, superando apenas os números de 2023. A execução das receitas foi de 14,47% face aos 13,1% do período homólogo, enquanto a execução da despesa foi de 15,7%, superando em cerca de 8,9 pontos percentuais o nível de despesas do mesmo período de 2023 que foi de 6,8%, a execução mais baixa no histórico de Vera Daves.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.