Viaduto da Unidade Operativa de Luanda inaugurado hoje
O viaduto da Unidade Operativa, na Avenida Deolinda Rodrigues, em Luanda, foi inaugurado hoje (15), pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A infra-estrutura, segundo o ministro da Construção, Artur Fortunato, vai concorrer para melhoria da imagem da cidade capital, por ser uma “estrutura moderna”. Artur Fortunato referiu que obras similares estão em curso em toda capital do país, de modo a melhorar os acessos ao novo aeroporto e a mobilidade rodoviário.
Os projectos em execução dos viadutos da Boavista, Camama, Avenida Fidel Castro, segundo o governante, confirmam a visão estratégica na qual se assentou a decisão da realização de obras que integram o plano director geral metropolitano de Luanda.
O viaduto da Unidade Operativa tem uma altura de 5,5 metros, 510 metros de comprimento, 20 metros de largura, quatro faixas de rodagem, sendo duas para cada sentido, com 14 metros de largura e 3,5 metros para cada faixa. Para a construção desta obra de engenharia civil foram utilizados 47 mil metros cúbicos de betão armado, 13 mil e 968 toneladas de aço, 30 pilares.
Em cada pilar foram coladas quatro estacas, 30 vigas travessas e 99 pré-moldadas e quatro mil e 970 prelajes. A obra tem sinalização vertical e horizontal, iluminação pública, rede de esgotos de águas pluviais, alças de acesso e saídas da Deolinda Rodrigues para senado da Câmara e vice-versa, assim como da Deolinda Rodrigues para a Tourada e Viana e vice-versa.
A infra-estrutura, que gerou pelo menos 314 postos de trabalho directos, sendo 267 nacionais, liga Viana ao centro da cidade e a zona da Tourada à Senado da Câmara, sem a intercessão de vias, visto que uma passará sob a outra.
JLo do lado errado da história