ANGOLA GROWING
OBRAS PÚBLICAS

Viaduto de Camama inaugurado sexta-feira

O viaduto de Camama é inaugurado nesta sexta-feira, elevando para seis os nós viários construídos a partir de Março deste ano, para atenuar os efeitos dos congestionamentos na cidade Luanda, anunciou, em comunicado, o Ministério da Construção e Obras Públicas.

0ecf26d37 8347 47ee 981d 4944661f50c4

Dos seis nós viários, cuja construção começou em Março, o viaduto de Camama é o último a ser inaugurado. Os cinco entraram em serviço em Agosto deste ano. Uma nota do Ministério da Construção e Obras Públicas informa que as obras incidiram na construção da via expressa/Camama/Avenida Pedro De Castro Van-Dúnem “Loy”.

A construção incluiu a micro e macrodrenagem, o elevado do nó viário da rotunda do Cemitério de Camama e o binário na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy”, na província de Luanda. A via expressa/Camama/Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” tem aproximadamente 10,5 quilómetros.

A sua construção destina-se a beneficiar o tráfego proveniente das diversas localidades vizinhas, para facilitar a circulação dos veículos, pessoas e mercadorias, além de melhorar, de forma razoável, a mobilidade e acessibilidade da região metropolitana, de acordo com as directrizes no Plano Director Geral Metropolitano de Luanda (PDGML).

A nota refere que a implementação deste projecto motiva-se pela especial relevância enquanto uma das soluções técnicas para facilitar o acesso ao novo Aeroporto Internacional de Luanda. Para o acesso ao novo aeroporto também está a ser construída uma nova linha férrea a partir da Estação ferroviária do Bungo em cerca de 50 quilómetros.

Os viadutos da Boavista, do Zambizanga, unidade operativa, Zango e Kilamba foram inaugurados em Agosto. Além deste, está em construção desde Março de 2015, um viaduto sobre os caminhos-de-ferro de Luanda, na avenida HojiYaHenda, nas proximidades do mercado Tunga Ngó.

Antes dessas inaugurações, a malha rodoviária de Luanda já contava há vários anos com um túnel que liga as avenidas de Portugal e Rei Katyavala, sob a avenida Lénine, outro na 21 de Janeiro sob um nó rodoviário que dá acesso ao Prenda, assim como uma ponte em trevo à entrada do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.