Vice-presidente do Banco Mundial de visita em Angola
O vice-presidente do Banco Mundial para África, Makhtar Diop, visita Angola a partir de hoje (31) até 2 de Novembro, no âmbito da revisão estratégica de integração regional, inserida no quadro das prioridades de 2017.
De acordo com um documento do Ministério das Finanças a que Angop teve acesso hoje, a visita de Makhtar Diop irá viabilizar o estreitamento das relações com o Banco Mundial e a captação de importantes financiamentos, visando apoiar a agenda governativa voltada para o relançamento do crescimento económico, redução da pobreza, transformações estruturais, diversificação económica, bem como a inclusão económica e social.
Fruto das negociações entre Angola e o Banco Mundial, de acordo com o documento, as partes acreditam ser necessário um incremento do pacote financeiro, para apoiar importantes projectos do sector social, com realce para os sectores da electricidade e do saneamento, tendo em conta as necessidades de financiamento do país nos próximos anos. Actualmente, a presença do Banco Mundial em Angola está focalizada em três eixos, nomeadamente a assistência técnica, estudos e financiamento de projectos.
Relativamente a assistência técnica, estão em curso três iniciativas, como a assistência técnica sobre a melhoria do ambiente de negócios, para o desenvolvimento do sistema financeiro e para o branqueamento de capitais e combate aos fluxos financeiros ilícitos.
No que toca a assistência de estudos, está em curso a produção de um conjunto de estudos que têm como foco efectuar o diagnóstico em determinados sectores e produzir recomendações, designadamente, o estudo sobre a revisão da despesa nos sectores da Educação e Saúde, a revisão da despesa no sector de protecção social, bem como o Memorando Económico do país.
Já o terceiro eixo, que centra-se na carteira de projectos financiados pelo Banco Mundial, com ênfase nos sectores da Educação, Saúde, Agricultura e Energia e Águas, que estão globalmente avaliados em 1.065 milhões dólares norte-americanos.
Durante a estadia em Angola, o vice-presidente do Banco Mundial manterá encontros com o Ministro das Finanças e com os titulares dos pelouros com os quais tem vindo a trabalhar nos eixos acima assinalados, bem como com parceiros locais. Está igualmente prevista uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, e uma conferência de imprensa no final dos seus trabalhos. Makhtar Diop exerce o cargo de vice-presidente para África do Banco Mundial, desde Maio de 2012.
Atribui-se à sua liderança o facto de o Banco Mundial ter investido 9.4 mil milhões de dólares norte-americanos em programas de países da África Subsaariana, durante o ano económico de 2016, com vista a responder aos desafios do desenvolvimento, aumentar a segurança alimentar e a produtividade agrícola, melhorar o acesso a energia sustentável e proporcionar oportunidades económicas.
O Grupo Banco Mundial é uma agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas que representa a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, proporcionando cerca de 60 mil milhões de dólares norte-americanos anuais em empréstimos e doações aos 187 países-membros.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...