Girabola Zap
Banco BAI
‘GESTOR DO SÉCULO’ MORRE AOS 84 ANOS

Welch, o fim de uma era

03 Mar. 2020 Valor Económico Gestão

HOMENAGEM. “Controle o seu destino, ou alguém vai fazê-lo por si”, “seja simpático para todos” e “os burocratas têm de ser ridicularizados e afastados” são algumas das frases cunhadas pelo também prolifero autor de livros de gestão que em 20 anos quintuplicou o valor da General Electrics e a tornou numa das mais respeitadas empresas do mundo.

Welch, o fim de  uma era

Nascido em Novembro de 1935, o “titã da gestão americana” conhecido pelo seu estilo que lhe valeu a alcunha “Neutron Jack” (em referência à bomba de neutrões) morreu aos 84 anos, deixando uma fortuna estimada em 750 milhões de USD e um legado que inclui o aumento de valor de mercado de 12 mil milhões para 410 mil milhões daquela que já foi considerada três vezes a empresa com melhor reputação do mundo.

Entrou para a General Electrics (GE) em 1960 como engenheiro júnior, depois de se formar em engenharia química na universidade de Ilinóis, quis abandonar a empresa um ano depois por causa do que entendia ser o excesso de burocracia, mas ficou, e apenas oito anos depois tornou-se no mais jovem CEO a assumir a liderança.

Desmantelou todos os princípios da gestão anterior, iniciou uma cruzada contra a burocracia e instalou um ambiente informal e dinâmico abolindo divisões hierárquicas, num estilo que ficou marcado pela eliminação impiedosa de ineficiências, fecho de fábricas e despedimentos em massa.

Todos os anos despedia 10% dos gestores com menor output enquanto recompensava com bónus os 20% de topo.

Durante a sua vigência a GE levou a cabo mais de 600 aquisições e investiu em mercados emergentes contrariando a lógica de gestão americana instituída e, nos anos 90, Welch adaptou a GE aos desafios da era moderna ao fazer a transição da manofactura para a indústria multibilionária dos serviços financeiros que consubstanciou 40% dos 450 mil milhões de valor de mercado que a GE chegou a atingir.

Criticado mais tarde quando a GE entrou em declínio depois da sua saída, tanto pelo mais caro pacote de reforma da história da gestão, estimado em 420 milhões de USD, como por escândalos associados aos investimentos na defesa e no imobiliário que afastaram a GE do seu core business, Jack ‘Neutrão’ permaneceu uma referência absoluta enquanto guru de gestão.

Conselheiro da maioria dos presidentes americanos, Jack Welch, republicano e céptico quanto ao aquecimento global que descrevia como “o ataque ao capitalismo que o socialismo não conseguiu fazer”, era parte do fórum de negócios montado por Donald Trump para apoio estratégico à presidência em assuntos económicos.

Welch fundou também um programa de MBA de liderança na escola de negócios que adoptou o seu nome e outro online que foi considerado o melhor quatro anos seguidos, o Jack Welch Management Institute e dedicou-se à escrita de livros sobre gestão e liderança que se tornaram bestsellers mundiais como “O MBA da vida real”.

 

 

X